A programação de shows do Festival Metrô Rock se inicia no próximo domingo, 12 de dezembro, à partir das 15 horas com o clássico evento Rock na Praça, produzido na Praça Coração de Maria em Esteio/RS. Nesta data, 8 bandas de Punk Rock se apresentarão no local, gratuitamente. Confira algumas das atrações:
Pupilas Dilatadas:
Banda punk gaúcha formada em Porto Alegre no ano de 1984. Fez inúmeros shows em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, participou de quatro coletâneas em vinil e lançou o compacto duplo "Experience" em 87. Foi citada nos livros "ABZ do Rock Brasileiro", "Barulho" e "Gauleses Irredutíveis", encerrando a primeira fase de atividades em 1994. A partir de 2002, a banda volta com força total e nova formação. Atualmente, o Pupilas Dilatadas está lançando o seu quarto cd, que se chama Era Moderna. Nos shows, a banda apresenta músicas próprias como "Empresa Católica", "Michê na J.B.", "Não Respeite a Lei", "Superávit de Ódio", "Necrofilia" e versões de músicas dos Sex Pistols, The Clash, Buzzcocks, Dead Kennedys e The Ramones.
Ouça em:
www.myspace.com/pupilasdilatadas
Sistema de Mentiras:
No final de 2003 forma – se o sxdxmx com a proposta de mesclar nossas principais influencias musicais e já de contra ponto viver o underground da forma mais intensa e verdadeira , também substituir velhos hábitos e rotinas por atividades e modo de vida ligados ao hard core e o underground em geral! Depois de muitas trocas de formação e dois registros lançados a demo “Violência Canalizada” e o EP intitulado “Utopia Social” finalmente com uma formação estável que conta com Alexandre Nardes ( Guitarra e Vocal ), Max C. Beck ( Bateria e Vocal ) e Marcelo Shelle ( Contra Baixo ) se prepara para o lançamento do primeiro disco oficial que contará com 12 faixas inéditas mesclando Hard Core com Metal e letras extremamente positivas buscando sempre a sinceridade e honestidade no que se faz, se fosse traduzir SxDxMx em poucas palavras seria: Família, respeito, convicção e revolução!
Ouça em:
www.myspace.com/changeyourlifeofficial
Change Yor Life:

Como qualquer outra banda, a Change Your Life surge daquela tradicional reunião de amigos. Eram meados de novembro ou outubro de 2009, e fazia frio em Porto Alegre, há poucos dias acabávamos de organizar a tour de uma banda pelas terras gaúchas e aí decidimos tirar do papel aquela velha ideia de se ter um conjunto de música rápida, letras positivas e de protesto. Mesmo sendo uma banda nova a CYL já possui um certo ‘’respeito’’ nisso que algumas pessoas chamam de cena. Seja tocando em outras bandas, editando e/ou colaborando para fanzines, trocando carta-social, organizando shows, produzindo e dirigindo filmes “alternativos”, etc. O embrião da CYL começou a ser formado por Wender e Guilherme (Cu Sujo), e passou a tomar forma com a convocação do então baixista Gustavo Insekto (ex-Scream Noise, Ornitorrintocos e Facão 3 listras) e Hugo( Ukrurku, terrorismo), carinhosamente conhecido como hugodzilla. Então criávamos nossos primeiros sons e partíamos para nossas primeiras apresentações. Junto com isso também apareciam nossos primeiros desentendimentos, que em menos de dois meses resultaram na saída de Guilherme e Hugo da banda. Assim, daquele embrião inicial, restavam apenas wender e insekto. Com parte da base mantida, convocamos Binho (ex-bisc8) e Gêison, que na verdade é chamado é o Anão (ex-projeto desgracera)... Com a entrada dos novos membros a banda ganha em velocidade... é assim mantemos o barco ultimamente. Como diriam alguns amigos, tudo é feito em aço e concreto, e nos mantemos firmes, com amor e empolgação naquilo que fazemos, e acima de tudo convicção. A história não para...
Ouça em:
www.myspace.com/changeyourlifeofficial
TSF:
Banda de hardcore de Santa Maria com 15 anos de estrada, é formada por Homero Jr. (voz), Bob (bateria), Alexsandro (guitarra e voz) e Lukas (baixo e voz). Seus objetivos não são dos mais ambiciosos. O principal é fazer barulho no maior número possível de espaços e se divertir com isso. O resto é consequência... Dentre seus principais feitos, destacam-se as viagens para Curitiba e Guaramirim, nas quais dividiram o palco com os norte-americanos do Dog Soldier, uma mini-turnê pelo estado de São Paulo e a International Noise Connection, giro no qual dividiram o palco com os alemães da 54 Suicides. A TSF também já se apresentou ao lado de outras bandas estrangeiras, como a finlandesa Força Macabra, a francesa Vömit För Breakfast e a belga Agathocles.
Ouça em:
www.myspace.com/tsffromhell
You Lose:

A You Lose surgiu no final de 2009 com a intenção de fazer som autoral, trabalhando uma linha de hardcore, unindo o oldschool com influências mais novas, com guitarras bem trabalhadas. Mais ou menos na metade de 2010, a banda começa a fazer alguns shows por Santa Maria e região. Na mesma época, alguns integrantes idealizam a Gluten Crew, formada não só por membros da banda, mas também pessoas interessadas em ajudar alguma manifestação do hardcore local, surgindo assim o festival mensal: Matine Hardcore, que acontece uma tarde de domingo por mês, e já contou com bandas como Lapso de Insanidade (Sapucaia) e Change Your Life (Sto Antônio da Patrulha). A YL além de ser a banda anfitriã da Matine Hardcore, no mês passado foi uma das bandas de abertura da banda Argentina Boom Boom Kid. A You Lose trabalha sobre a intenção de fazer um Hardcore agressivo e rápido ao mesmo tempo em que suas letras tentam passar mensagens de mobilização coletiva, tanto social/Politica, quanto dentro do próprio hardcore.
Cala Boca, Zébedeu!
Existem muitos Zébedeus por ai, variando de sexo, cor, identidade, nomes e codinomes. São aqueles viciados em humilhação, superioridade, morais e pudores subjulgadores do mundo. Querem nos impor regras e modos de agir, superdoutrinados, disciplinados, a partir de uma visão que nem ao menos eles sabem de onde vem, e ainda acham que é a única maneira de se viver descentemente e com dignidade. Que descência é essa que discrimina e maltrata, que manipula e controla a vida de quem nem se conhece? Colocam o dedo em sua cara, querendo controlar a sua vida, o que você come, o que você fala, com quem você transa, quem você ama, o que você pensa, sem nem sequer te conhecer e quer decidir o melhor para e sobre sua vida. Para todos esses, nós não mais nos contemos...
Cala Boca, Zébedeu!
E não se meta comigo, porque na minha vida,
quem manda sou eu!
Banda formada no ínicio de abril, mas com a formação atual desde junho deste ano. Cala Boca, Zébedeu traz canções próprias relacionadas ao cotidiano destas três mulheres, em busca de uma igualdade de direitos e capacidades ofuscadas e repreendidas nessa nossa sociedade machista e patriarcal. O som é uma mistura de um pouco de tudo que gostamos e escutamos, desde do punk rock tradicional até o samba rock, representado no nosso próprio nome. Essa mistura sonora é composta por Nina Duracell - vocal e bateria, Lú Cockroach - vocal e baixo e Nandee Jett - vocal e guitarra.
Nome em homenagem ao compositor e poeta maldito Sérgio Sampaio.
Além das bandas acima descritas, também se apresentarão no Metrô Rock na Praça The Efficients e Nunca Mais.