quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"A gente é só uma palavra neste imenso dicionário chamado rock and roll"

Texto: Neo AuditivA

Montagem na Estação Mercado | Foto: Grazi Calazans
Ontem foi um dia muito especial para o Festival Metrô Rock, pois era a vez da tão esperada ação Rock nos Trilhos, que consistia em apresentações consecutivas de três bandas em três estações do metrô da região metropolitana, uma ação que teve o apoio e o suporte da Trensurb.

Nossa jornada teve início às 15h, horário marcado pra descarregar os equipamentos de som na Estação Mercado em Porto Alegre, a primeira estação a receber o Rock nos Trilhos. O pessoal da Máfia Produções e Eclipse Studio Bar chegou na hora marcada e começamos então a descarregar os equipos, com a ajuda (inclusive braçal) do Mario Ferreira, assessor de comunicação da Trensurb. Conseguimos também com o pessoal da EPTC que os carros que levaram os equipos ficassem estacionados na praça aima da estação até o final da ação, o que facilitou bastante a vida de todos, rs.


Catavento de Bolso | Foto: Jéssica
Enquanto carregávamos os equipamentos, já percebíamos os primeiros olhares curiosos dos transeuntes, provavelmente se perguntando o que iria rolar por ali. A montagem do "palco" já acontecia simultaneamente, o que adiantou bastante a coisa e permitiu que não atrasássemos o cronograma do evento. Os equipamentos ficaram montados ao lado da bilheteria da estação e às 17h pontualmente começou oficialmente a ação Rock nos Trilhos, com a apresentação do grupo Teatro de Guerrilha, de Esteio, com a esquete O Auto da Compadecida. O grupo se apresentou na frente do palco e chamou a atenção, atraindo o público que passava pelo local. Foi um bom "aquecimento" para a primeira banda que tocaria no Rock nos Trilhos, a Catavento de Bolso, que tem integrantes das cidades de Esteio e Canoas. E os caras mais uma vez fizeram um show coeso e competente, mandando bem o seu recado.

A galera no trem | Foto: Neo AuditivA
Terminado o show da Catavento, começou a correria pra chegarmos a tempo para a segunda etapa da ação, que seria na Estação Esteio às 18h com o show da banda Fio Desencapado, de Porto Alegre. Então fomos em bando para o trem e filmando boa parte do trajeto, pra montarmos um documentário exclusivamente sobre o Rock nos Trilhos. Meia hora depois chegamos à Estação Esteio, que já estava com o equipamento todo montado (parceria com a RG Audio) em frente à bilheteria, com o pessoal só aguardando o sinal verde pra começar a etapa de lá. E como na Estação Mercado, houve a esquete de teatro antes da banda.


Fio Desencapado | Foto: Thiago Gonçalves
Em seguida a banda Fio Desencapado deu continuidade à programação do Festival Metrô Rock, com seu rock and roll riffeiro, provocando as primeiras batidas de cabeça. Como a Estação de Esteio é pequena, teve momentos que aglomerou bastante gente, com alguns parando e ficando até o fim do show. E com a frase "A gente é só uma palavra neste imenso dicionário chamado rock and roll", o vocalista Edu Saleh se despediu da galera e mandou a última do show.

Segunda etapa concluída com sucesso, partimos novamente para o trem em direção à São Leopoldo, onde terminaria a ação Rock nos Trilhos, pelo 5º dia do Festival Metrô Rock. Fomos nós então novamente documentando tudo em vídeos e fotos para a etapa derradeira de São Léo, onde se apresentaria a banda Os Vespas, de Cachoeirinha-RS. Mais uma vez o grupo Teatro de Guerrilha abriu a etapa, com a banda fazendo o show em seguida.

Teatro de Guerrilha | Foto: Junior Garcia
Ao contrário de Esteio, a Estação de São Leopoldo é bem grande, havia bastante espaço pro pessoal curtir o show à vontade e pras pessoas que chegavam de mais um dia de batalha passarem na boa. Novamente tiveram aqueles que pararam e ficaram até o fim, alguns até vieram falar com a gente depois. E Os Vespas arrebentaram com o seu som setentista com pitadas de blues e a performance do vocalista/guitarrista a la Hendrix; no final o cara até jogou a guitarra na batera, pra delírio da galera que curtia o show atentamente.

Os Vespas | Foto: Neo AuditivA
Com aquela sensação de missão cumprida, voltamos todos para nossas casas com a certeza de que a ação Rock nos Trilhos foi um sucesso, assim como vem sendo o próprio Festival Metrô Rock. E não poderia ser diferente, pois o trabalho e a competência dos agitadores culturais envolvidos é de dar gosto e de tirar o chapéu. TODOS provaram ontem que é possível sim nos organizarmos e realizarmos uma ação tão complexa como foi o Rock nos Trilhos, se o trabalho é feito com dedicação, com garra, com amor e com muita vontade que a coisa dê certo. E deu! E tem dado certo! E vai continuar dando certo!



Confira abaixo os vídeos das bandas se apresentando nas Estações:

Catavento de Bolso - Estação Mercado


Fio Desencapado - Estação Esteio


Os Vespas - Estação São Leopoldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário